Saber se reinventar é fundamental para empresas durante a pandemia

A pandemia trouxe para a vidas das pessoas e das empresas uma nova rotina e uma realidade bem diferente daquela que conhecíamos. Para viver esse “novo normal” (como costumam dizer e, cá entre nós, um termo horroroso), todos precisaram se reinventar e se adaptar ao atual cenário. Entre todos os setores, além da cultura, um dos que mais sofreram foram aqueles ligados ao comércio, principalmente os shoppings centers. Não foi diferente com o nosso cliente, o Iguatemi São Carlos. O shopping enxergou na crise uma oportunidade e fez do limão, uma limonada.  Primeiro, criou um esquema de drive-thru com lojistas, principalmente para reverter os prejuízos no Dia das Mães, uma das principais datas do varejo em faturamento – alguns segmentos mais do que o Natal. Depois, com a possibilidade da reabertura em horários especiais, não só adotou todos os protocolos de segurança exigidos pelo decreto municipal de combate a disseminação da Covid-19, como foi além: criou medidas extras, como aferição da temperatura com termômetro digital e a distribuição de máscaras para o público, atitudes que chamaram a atenção da imprensa e, mesmo em meio ao caos, o empreendimento foi exemplo do que fazer e como fazer para outros shoppings.

Estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação desenhada foi tão assertiva que o Iguatemi São Carlos foi manchete nos jornais 1ª. e 2ª edição da EPTV, no jornal do meio dia do SPTV e nos programas da Globo: É de Casa e Bem Estar. Todas as entrevistas foram realizadas num único dia – 6 de junho – pelo jornalista Rafael Castro, repórter de rede da EPTV.

Assessoria da ComTexto na Globoplay

Para que o dia de gravação ocorresse de forma segura, a equipe de marketing do Shopping e o jornalista da ComTexto que atende a conta organizaram tudo que fosse necessário para que a Globo pudesse concluir a reportagem. Algumas entrevistas foram realizadas às 7 horas, quando todas as lojas estavam ainda fechadas e foi fazer o gerente e vários colaboradores madrugarem para participar das entrevistas.

Em suas passagens, Rafael Castro informou sobre o horário reduzido das operações, capacidade de público permitida – na época – e quais procedimentos os visitantes deveriam seguir para entrar no shopping. Ele destacou, por exemplo, que na entrada principal, foram delimitados espaços para filas de acesso, mostrou os colaboradores do Iguatemi auxiliando os visitantes sobre distância mínima, passagem pelos tapetes desinfetantes para limpeza dos calçados, aferição de temperatura com termômetro digital infravermelho – apontado para a testa do visitante – e higienização das mãos com álcool em gel.

Também citou um espaço criado onde o cliente que apresenta uma temperatura acima do normal possa se sentar e descansar, sendo reavaliada mais tarde com uma nova aferição. Sem dúvida, informar as iniciativas adotadas pelo Iguatemi São Carlos à imprensa foram importantes para que ele se tornasse um case de sucesso. Porém, nada disso teria acontecido se a empresa não tivesse se reinventado.

Confira as matérias: