São leoninos todos aqueles que nascem entre 22 de julho e 22 de agosto – data do aniversário da nossa querida cidade. E pensando sobre isso, chegamos à conclusão de que Araraquara é uma cidade MUITO leonina. Quer saber o porquê? Então eu te conto!

Inspiradora

Desde que o mundo é mundo, leoninos lançam tendência, e com Araraquara não poderia ser diferente. Em 1950, a cidade foi a primeira do interior brasileiro a ter Tróleibus, ônibus elétricos alimentados por cabos energizados. A estrutura era tão inovadora que, vira e mexe, prefeitos e autoridades de municípios de várias partes do Brasil faziam visitas para conhecer o sistema à frente de sua época. Contamos este feito com todos os detalhes no livro “CTA 60 anos de História”. Se quiser assistir a um vídeo curto para entender melhor, clique aqui.

Criativa

A beleza dos graffitis impressiona quem chega à Morada do Sol. É incrível ver tantos talentos brilhantes concentrados em uma mesma cidade. Os artistas retratam temas variados, como artes abstratas, paisagens, animais, a diversidade de etnias do nosso povo, cenas do cotidiano, tudo isso em um grande mix de cores, formas e texturas. Essa é, sem dúvida, uma prova de que quem bebe da água daqui absorve a criatividade que a Araraquara exala. Com o projeto “Cidades das Cores”, a ComTexto Cultural levou aulas de graffiti para os mais jovens. Crianças e adolescentes fizeram bonito no ano passado e, agora, na segunda edição, prometem estampar a criatividade em muros da cidade.

Cidades das cores Araraquara

Movimento

Leoninos estão sempre prontos para ganhar o mundo, conhecer lugares e inspirar por onde passam. Você deve estar se perguntando: mas como uma cidade se move? Bom, no caso de Araraquara, é de trem! Esta jornada começou em 1885, com a inauguração da estação ferroviária e, desde então, em todas as partes do Brasil, há quem identifique o município pela sua força ferroviária. Os trens continuam ativos por aqui e todos os dias levam o nosso nome e os frutos dessa terra para endereços distantes. Vale ressaltar que essa característica também inspirou a fundação do time de futebol local.

Rua 05 Bulevar dos Oitis Araraquara

Energia Boa

Araraquarense, quantas vezes você contou para alguém que mora aqui e a pessoa disse: nossa, gostaria de ir para Araraquara conhecer aquela rua toda arborizada! Ah, caminhar pela Rua 5 em um dia quente é, sem dúvidas, uma bela forma de repor as energias. Agora, pense em andar pelas avenidas da cidade e sentir o cheiro de bolo de laranja. Que sensação deliciosa! Lembre-se também das cores do nosso céu em um por do sol no inverno. Posso ficar até amanhã listando cenas que nos fazem sentir bem por estar aqui. Esses e tantos outros contextos só mostram que a cidade exala good vibes.

Morada do Sol

Gente, não dá para negar as aparências e disfarçar as evidências diante dessa prova concreta. O signo de Leão é regido pelo sol, o que faz com que leoninos sejam fortes, confiantes e calorosos. Aí você chega à cidade e é recebido por uma placa gigante que diz “Bem vindo a Araraquara, a Morada do Sol”. Sim, este apelido carinhoso acompanha a nossa terra há séculos e tem origem na palavra indígena “Aracoara”. Agora eu pergunto: você acha que o astro rei iria morar em uma cidade que não fosse leonina? Reflita!

Araraquara Por do Sol