O marketing digital tem sido um aliado das empresas muito antes da pandemia do novo coronavírus. Hoje falamos muito sobre essa reinvenção, mas a ideia da dominância iminente do digital buscava apenas uma oportunidade, uma brecha.

De acordo com a pesquisa Panorama PMEs de 2020, 85,6% das empresas apontaram que o marketing de conteúdo, que é um dos alicerces do marketing digital e também uma das especialidades da ComTexto, seria primordial para a retomada dos negócios.

Afinal, quantas vezes você buscou por algum produto pela internet, seja no Google ou em redes sociais como Instagram e Facebook? Ou até mesmo foi surpreendido com algum conteúdo de relevância que fizesse com que você despertasse para uma ideia, comportamento e consequentemente para um serviço?

Milhares de empresas brasileiras já entenderam que criar uma presença digital é importante para estreitar laços com o público que vai ver e reconhecer a sua marca, o que é fundamental para o crescimento dela.

Os benefícios do marketing digital:

  • Se tornar uma referência no segmento de atuação;
  • Conseguir ampliar o número de clientes;
  • Gerar mais vendas para o negócio.

O uso da internet como aliada nas tarefas diárias e nas vendas

Os números são poderosos indicadores quando falamos do uso de internet. Em uma pesquisa realizada em 2020 pela Nielsen Brasil, foi revelado que 97,5% das pessoas consultadas a acessam todos os dias. Isso significa que necessidade de estar conectado aumentou muito devido às facilidades que a internet proporciona, desde uma videochamada até uma transação bancária.

Ainda sobre a pesquisa, a grande maioria das pessoas utilizam a rede mais para entretenimento do que para trabalho:

  • 77,47% a utilizam para fazer pesquisas, consultas e e-mail;
  • 77,24% para interagir nas redes sociais;
  • 68,06% para ler notícias;
  • 64,85% para jogar on-line;
  • 64,5% para fazer compras;
  • 52,87% para administrar sua vida bancária;
  • 50,4% para pedir delivery;
  • 40,84% para trabalhar.

Desde o início do isolamento social imposto pela pandemia houve a adesão do trabalho remoto, que tem a internet como principal ferramenta, com 40,8% das pessoas declarando ter feito suas tarefas virtualmente. Na comparação com o mesmo período analisado em 2019, 33,6% dos respondentes disseram ter aumentado o tempo destinado a essa atividade. Quem também ganhou força nesse cenário, foram os smartphones com 44,9% das pessoas afirmando que navegam por mais de 15 horas semanais no aparelho.

As vendas não param

No ano de 2020 as vendas on-line cresceram em níveis não vistos nos últimos 20 anos, e o faturamento, fruto dessas negociações, subiu 47% no primeiro semestre, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. A quantidade gasta on-line também cresceu, fazendo o ticket médio passar de R$ 404 para R$ 427.

A princípio o e-commerce vinha crescendo de maneira lenta, agora o seu avanço forçado trouxe uma busca muito maior por conforto, abrindo campo também para o ominichannel.  Tal estratégia faz o uso simultâneo de vários canais de venda, estreita a relação do físico com o digital e aprimora a experiência do cliente.

Invista em uma presença digital forte

Atender às expectativas dos clientes é o desafio contínuo de todo negócio. Então, reconsiderar a forma como se vende um produto ou serviço é um passo importante para acompanhar o comportamento do consumidor nos dias de hoje. Mais importante ainda é saber como mensurar os resultados, e existem muitas ferramentas excelentes hoje em dia para isso.

Os principais passos para o marketing digital são:

  1. Atração de leads;
  2. Conseguir convertê-los em clientes;
  3. Encantar e fidelizar os consumidores.

É preciso trabalhar muito bem cada um desses passos, afinal você atrai seu consumidor pela mensagem enviada, que pode ser tanto uma situação simples de demanda e oferta como uma ideia passada por conteúdo. Assim é possível que você capte esse cliente para conseguir a conversão. Feito isso, mesmo após concretizar a compra, o clico não termina de fato, porque é preciso gerar recompra com um pós-venda encantador.

A dica de ouro é entender as jornadas de compra do cliente para otimizar os recursos da empresa no formato de venda que mais trará resultado.

Hoje, a estratégia que mais ajuda sua empresa a conquistar melhores posições nas buscas pela internet é o marketing de conteúdo. Dessa maneira, seus clientes terão mais confiança em sua marca e nos produtos e serviços oferecidos, fortalecendo sua presença digital.

Quer saber como fazer isso? Venha conversar com a gente. Uma comunicação assertiva trabalha positivamente a imagem da sua empresa e o ajuda a vender mais e melhor.