Como utilizar personas na sua estratégia?

O que é uma persona?

É a definição de um tipo de “cliente ideal” que uma empresa quer atingir para vender seu produto. É como “criar” uma pessoa, definindo suas principais características: hábitos, interesses, gênero, idade, renda, dados demográficos, etc.
Ao observar o comportamento do público-alvo, por meio desta persona, fica bem mais fácil definir quais os clientes potenciais, como chegar até eles e, portanto, que tipo de divulgação será necessária para alcançar este objetivo.

Como usar a persona em suas estratégias de marketing?

Com a persona definida, é possível determinar, de maneira mais assertiva, como incluir o público-alvo da empresa na sua estratégia de marketing e, assim, saber de que forma (educacional, de entretenimento, informativa, etc) e em quais canais (Facebook, Instagram, Youtube, site, plataforma da empresa, etc.) divulgá-la.

Considerando que todo o marketing de uma marca é direcionado aos seus clientes, com o perfil baseado na persona criada (esse personagem fictício de como seria o seu cliente ideal), essa será a base para criar toda e qualquer estratégia, desde precificação dos produtos até campanhas feitas no digital e/ou off-line.

Ah, bom lembrar que é possível criar mais de uma persona. Isso acontece quando uma empresa tem diferentes produtos ou atende a diversos segmentos no mercado. Criando uma persona para cada um deles, fica mais fácil na hora de direcionar a comunicação.

Vamos para um exercício.

Em primeiro lugar, sempre questione, colocando-se no lugar daquela pessoa fictícia, e faça perguntas, como, por exemplo: o que a minha persona gostaria de ler nas suas horas de entretenimento? Como ela reagiria a essa campanha? E, ainda mais importante: quais são as dores e dificuldades da minha persona? O que ajudaria ou facilitaria a vida dela?
Assim, as demandas de seu ou seus personagens fictícios são atendidas.

Qual o objetivo desse exercício?

Conhecendo sua persona, ou seja, o perfil de seu cliente ideal, suas campanhas de comunicação ficam cada vez mais assertivas. Você encontra o seu público ideal onde ele estiver e se conecta com ele de forma mais profunda.
Com isso, será possível captar mais clientes gastando menos, pois a comunicação estará bem direcionada e alinhada à jornada da persona, em todos os meios de comunicação que definir.

Entendeu a importância de criar sua persona e se conectar com seu público?

Como já dizia Philip Kotler, referência no mundo de negócios do marketing: “o mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.”

Sem a identificação de suas personas, não há estratégia que funcione.

Um exemplo de brand persona de sucesso, ou seja, a personificação dos valores da marca utilizada para se aproximar de seus consumidores, e que hoje se tornou a influencer digital utilizada nas estratégias da empresa, é a Lu do Magalu. A personificação da própria Luiza Trajano, empresária que comanda as redes do Magazine Luiza há 25 anos.

Quer alavancar suas vendas, gastar com eficiência em sua comunicação e fazer parte desse mundo do marketing? Entre em contato com a ComTexto, aqui temos equipes preparadas e especializadas em cada demanda para aumentar as vendas da sua empresa, otimizando seu investimento em estratégias de marketing e comunicação.