Marketing humanizado

O marketing humanizado é o conceito de que marcas são feitas por seres humanos e seres humanos se conectam entre si. Então, por que usar robôs para atender e falar com seus clientes? A marca se torna inesquecível a partir do momento em que se mostra sensível e cria uma conexão emocional com o consumidor. Hoje, as pessoas buscam encontrar essa boa experiência em uma empresa.

Os pequenos detalhes são os que fazem a diferença. Um atendimento personalizado e focado em comportamentos de consumo altera toda a percepção e relação que criamos com a marca. Ela deve estar presente em toda a jornada de experiência do consumidor, desde a disponibilização de conteúdo grátis por meio de blogs, por exemplo, sanando suas dúvidas e necessidades, até o momento final da compra do produto.

O marketing humanizado e as conexões humanas

O marketing humanizado traz de volta essas conexões humanas, como a empatia no meio digital, a qual se faz tão importante, principalmente nestes tempos de pandemia e distanciamento social. Os laços e conexões entre pessoas é o que faz com que uma marca se destaque perante o mercado, ou seja, a união de uma persona bem estruturada, conteúdo relevante e uma abordagem humanizada é a chave para o sucesso!

Para que isso aconteça, não existe uma fórmula pronta. Cada empresa deve fazer do seu jeito e de forma natural, baseada em seus valores, personas e público-alvo. Quanto mais personalizado for, mais relevância ganha para o consumidor.

Vale ressaltar, ainda, que, mesmo com o avanço das tecnologias, é o atendimento personalizado que os clientes buscam. As empresas que investem neste tipo de contato são as mais valorizadas dentro do mercado. Ou seja, procure sempre estar próximo de seus consumidores nas redes sociais, responda ativamente às mensagens, tenha senso de humor e instigue a curiosidade dos navegantes.

Algumas marcas são famosas por criar storytelling e se comunicar de forma assertiva e bem-humorada com seu público, destacando-se nas mídias orgânicas. O Mercado Livre é um exemplo bem bacana dessas interações, quando, por exemplo, mudou o seu logo durante a pandemia para incentivar o distanciamento social e o uso de máscaras. Essas pequenas atitudes fazem com que a marca se torne presente, de forma especial, no dia a dia de seus consumidores, e, claro, alinhada sempre com os seus valores.
Outro exemplo bastante atual e presente em todas as mídias sociais são os influenciadores digitais, que chegam a ter milhões de seguidores fiéis. Este profissional cria uma relação de amizade e confiança com o público, mostrando sua rotina, sua casa e seu estilo de vida. Os criadores de conteúdo estão se tornando a principal forma de se conectar com um determinado nicho de consumidores. Quando bem estudado e inserido na estratégia de marketing, vale a pena o investimento!

Escolha um que converse bem com a sua marca e esteja dentro dos valores que ela busca. Isso traz uma sensação de confiabilidade, e a influência acontece naturalmente, como se fosse alguém da família ou um amigo dando dicas.