Minha empresa precisa de um blog?

O blog corporativo, por meio da divulgação de conteúdos relevantes e de interesse do público-alvo, ganha espaço e se torna cada vez mais essencial como estratégia de marketing digital. Sua finalidade é agregar mais valor à marca, aproximando-a de seu público e facilitando o processo de captação de novos clientes.

Como definir uma estratégia?

O primeiro passo é entender qual é o público-alvo e quais temas e linguagens devem ser usados para alcançá-lo. Mais do que gerar vendas, o importante é que o conteúdo gere interesse.

Quais as vantagens de um blog para divulgar conteúdos referentes à empresa?
– Ele contribui para que sua marca ganhe mais espaço na web e, assim, crie autoridade e visibilidade diante do mercado, trazendo mais clientes e negócios.
– O blog corporativo pode ser utilizado como forma de compartilhar novidades sobre a empresa ou curiosidades sobre os produtos oferecidos, com foco também em soluções de problemas do público-alvo em relação ao mercado – o que gera mais valor à marca.
– Com o blog, é possível abordar temas relacionados ao segmento de atuação – elevando sua importância para o mercado – sem que o produto ou o serviço oferecido seja mencionado.
– O blog corporativo pode conquistar uma relação com o público de uma maneira que ele se lembre da marca e a mencione.

O grande erro das marcas é deixar desatualizado esse espaço, que permite a interação com os consumidores ou até a procura de resoluções de dúvidas. Pior ainda é publicar conteúdos que não condizem com a empresa, com o produto oferecido ou com seus valores. Isso compromete a comunicação da empresa, e o blog se torna uma estratégia falha.

É preciso lembrar que o marketing digital está em constante evolução e desenvolvimento, ou seja, temos sempre novos recursos e ferramentas disponíveis para evoluir a comunicação de uma marca e o seu negócio.