O que é marketing digital como estratégia de vendas?

O mundo da publicidade e propaganda está de cabeça para baixo desde o início dos anos 2000, quando a internet já havia se estabelecido e começou a ser construído o marketing digital. Na época, pouco se sabia sobre o direcionamento de uma campanha, se ela estava atingindo o público correto ou não. Para ter uma noção maior, era preciso fazer pesquisas com o consumidor, um processo demorado e caro. As emissoras de TV e de rádio eram utilizadas como um “tiro de canhão”, para alcançar o maior número de pessoas, e as outras mídias, como jornais, revistas e outdoors, serviam de apoio, com o objetivo de fazer a mensagem durar mais tempo na cabeça do consumidor.

O marketing digital, que nada mais é do que a promoção de produtos ou marcas por meio das mídias digitais, além de ter um custo bem menor, cumpre, ainda, outra função de extrema importância: faz com que as marcas se comuniquem com o público-alvo de forma direta e personalizada. Com este foco, as empresas – grandes, médias ou pequenas – passaram a investir mais tempo e dinheiro nesta mídia, adequando-se às novas ferramentas que foram surgindo ao longo do tempo.

Só que essa não é uma tarefa fácil. O marketing digital sofre mudanças diárias, e, por isso, há a necessidade de se manter atualizado o tempo inteiro. E o fato de boa parte da população mundial estar conectada à internet torna a tarefa ainda mais desafiadora. A dinâmica é tão intensa e interativa que, quando uma empresa cria uma ação específica sobre determinado produto nas redes sociais ou se posiciona a respeito de um assunto, recebe os feedbacks dos consumidores em tempo real. Está aí outro ponto positivo do marketing digital. São essas informações importantíssimas que são utilizadas para traçar a próxima estratégia.

O foco não está mais no produto em si, mas, sim, em toda a experiência do usuário em sua jornada de compra. Com a possibilidade, em curto período de tempo, de mensurar os resultados de campanhas adotadas por uma empresa, as estratégias passam a ser cada vez mais assertivas e direcionadas ao público-alvo.

Dá para entender, portanto, porque a web é hoje a principal ferramenta de marketing das companhias. Elas usam os canais digitais para solucionar os problemas e desejos de seu público, além de criar um vínculo mais próximo com ele. Os objetivos são simples: fortalecer a imagem, aumentar o número de vendas e melhorar, cada vez mais, o seu posicionamento no mundo digital. Hoje, nenhuma campanha é pensada sem ter como aliado o marketing digital. É ele, inclusive, que auxilia no alinhamento de comunicação com as mídias off-line. Afinal, se falamos sobre ter um contato próximo com o público, não podemos nos esquecer da experiência de jornada do consumidor dentro dos pontos de venda.