O que é inbound marketing?

Se você já ouviu falar sobre inbound marketing, mas não se aprofundou muito sobre o assunto, hoje lhe explicaremos melhor! Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing de conteúdo que tem o objetivo de atrair clientes para a sua empresa. Geralmente estamos acostumados a ir atrás do público-alvo com ações como anúncios on-line e off-line, mas nesta estratégia ocorre o inverso.

O principal ponto do inbound marketing é utilizar mecanismos de buscas a seu favor e contar com a ajuda de redes sociais e blog para gerar conteúdo relevante que desperte a atenção da audiência. O termo, quando traduzido, significa marketing de atração, e é exatamente isso de que ele trata: atrair interessados e convertê-los em clientes.

Como o inbound marketing funciona?

O coração da estratégia é o conteúdo, por isso, a empresa desenvolve diversos materiais, nas mais diversas plataformas e formatos, para engajar o público. Este conteúdo, por sua vez, educa os potenciais clientes até que eles entendam como solucionar os seus problemas. Assim, você guia os possíveis prospects nesta jornada até eles criarem a necessidade de consumir seu produto ou serviço.

Desta forma, após ter pesquisado e lido muitas informações sobre a sua solução, o cliente está mais preparado para consumir seu produto. Por isso que, nesta estratégia, são os consumidores que vão até a sua empresa, e não o contrário. Seu público está despretensiosamente buscando sobre algum assunto e cai no seu site ou blog e começa a consumir seu conteúdo.

Esta estratégia pode ser utilizada nos mais diversos segmentos, pois, em todos os casos, é possível produzir conteúdos sobre seu produto ou serviço. Além disso, para fazer inbound marketing, a empresa pode contar com uma infinidade de ferramentas, como blog, canal no YouTube, materiais baixáveis, postagens nas redes sociais, entre outras.

Inbound é mais barato que outbound marketing?

Quando você produz um blog post, por exemplo, ele pode receber visitas durante muito tempo. Isso também vale para outros materiais como vídeos, e-books, planilhas, entre outros. Logo, o custo é diluído no tempo e se torna irrisório no final das contas, diferente de um anúncio em que é preciso fazer investimentos regulares para que ele atinja seu público.

Segundo estudos realizados pela empresa Resultados Digitais, a estratégia de inbound marketing pode ser 62% mais barata que o marketing tradicional. Principalmente após o cenário da pandemia de Covid-19, em que as pessoas passam muito mais tempo on-line pesquisando sobre os mais variados temas. Assim, as chances do seu conteúdo ser encontrado aumentam muito mais.

Etapas do processo

A estratégia de marketing de atração segue uma sequência de etapas que funcionam de maneira inteligente, pois são complementares. Veja a seguir:

Atração

Constitui em produzir materiais que despertem a atenção do seu público. Mas como fazer isso? Com matérias de blog, melhorar o SEO (search engine optimization) do seu site, manter as redes sociais sempre atualizadas e investir em anúncios.

Conversão

Este momento é muito importante, pois é nele que você consegue captar informações sobre seus leads para iniciar o relacionamento. Geralmente os usuários cedem seus dados em troca de um benefício, como um material baixável, por exemplo. Para isso, é necessário criar ofertas atrativas que solucionem algum problema do seu público.

Relacionamento

Após conseguir os dados do seu lead, a próxima etapa é criar um elo com ele. O cliente precisa sentir segurança no seu produto para realizar a aquisição. Mas, ao invés de apenas “empurrar” seu serviço para o público, entenda em qual momento da jornada ele se encontra e ofereça uma solução mais adequada. Geralmente as empresas investem em ferramentas de automação de e-mail marketing para conseguir segmentar os leads e personalizar as informações enviadas a eles.

Venda

Toda a estratégia tem como objetivo final a venda. Por isso, é imprescindível criar uma jornada de compra que faça sentido para o seu público. Assim, ele percorre todas as etapas até o estágio final convencido de que precisa da sua solução para resolver sua dor.

Análise

Se você pensa que a jornada se encerra quando a venda é concluída, está enganado. Após a conversão, é necessário entender quais foram os caminhos percorridos por este lead e como melhorar a experiência para os futuros clientes. Além disso, após a venda, é necessário dar manutenção no relacionamento para que os consumidores voltem a fazer negócios com a empresa.

Considerações

Além de ser uma metodologia que permite medir os resultados com precisão, esta estratégia diminui os custos de aquisição dos leads e deixa seu processo de vendas cada vez mais eficiente. E também, ao oferecer uma comunicação personalizada, é possível continuar gerando receita para a empresa com a venda de serviços e produtos necessários para os clientes.