Redes sociais

Para ter uma boa presença digital, a sua empresa precisa estar em todas as redes sociais? Hoje vamos discutir se esta é realmente uma boa estratégia para o seu negócio.

Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Pinterest, YouTube, Twitter… enfim, são inúmeras as plataformas sociais que possuem um público relevante atualmente. Mas, ao elaborar uma estratégia para fortalecer o posicionamento digital, é necessário saber priorizar os canais mais importantes e que vão trazer resultados.

Em qual rede social investir?

Antes de traçar o seu plano de comunicação, você deve ter em mente que não é necessário estar presente em todas as redes sociais. Ter um perfil corporativo em uma rede requer tempo para produzir um conteúdo interessante, monitorar e interagir com os usuários, então, o ideal é focar os esforços nas redes mais relevantes.

E qual a rede social mais importante para o seu negócio? É a rede social em que o seu público está. Por isso, antes de criar um perfil em qualquer rede, é necessário estudar o comportamento dos seus clientes, entender seus gostos e preferências e elaborar uma persona. A partir disso, fica mais fácil entender qual rede social seus consumidores utilizam com mais frequência e criar um calendário editorial para ela.

O importante não é a quantidade, o foco deve ser em ter uma presença digital de qualidade, com conteúdo relevante em todas as plataformas em que seu público está. Ao focar seus esforços apenas nas plataformas que trarão resultado, você tem mais tempo para observar tendências, reavaliar estratégias e aproveitar ações de oportunidade que demandam agilidade e criatividade.

O que seu público consome?

Além de entender quais são as preferências do seu público, é importante adaptar a linguagem da sua comunicação. Por exemplo, se o seu consumidor é jovem, faça um conteúdo de consumo rápido, divertido e dinâmico. Mas, se seu negócio é B2B, demonstre autoridade com textos mais longos, e-books, infográficos e utilize uma linguagem mais técnica.

Todas as suas publicações precisam fazer sentido com a sua empresa. O público está cada vez mais exigente, e diversas marcas já enfrentaram problemas por tentar se apropriar de temas que não estão de acordo com a postura da empresa. Por isso, seu conteúdo precisa estar alinhado com a cultura, valores e propósito da marca. Assim, além de fortalecer sua autoridade no segmento, a empresa se aproxima mais do público e gera mais engajamento.

Qual a frequência de postagens?

Outra dúvida muito comum é sobre a frequência ideal para fazer publicações em suas redes sociais. É preciso ter uma frequência de postagens para que algoritmo das plataformas não o penalize. Entretanto, a relevância e qualidade do conteúdo são fundamentais para conquistar a atenção da sua audiência. Não basta publicar apenas para “cumprir tabela”, inclusive, um excesso de postagens sem relevância pode penalizar a sua empresa, pois limita a entrega do conteúdo.

Não existe uma receita mágica que funcione para todas as plataformas, pois cada rede social exige uma frequência diferente das demais. Por exemplo, se o seu negócio utiliza o recurso de stories no Instagram, que tem uma vida útil de 24h, será necessária uma frequência maior de publicações do que uma postagem de feed, que, se tiver um bom engajamento, pode ser entregue por mais dias para os seguidores.

Como saber se a rede social está funcionando para a minha marca?

Já ouviu a expressão “likes não pagam boletos”? Pois é, um erro muito comum em diversas empresas é levar em consideração apenas métricas de vaidade na hora de analisar os resultados. Suas postagens podem ter milhares de curtidas, compartilhamentos, comentários e nenhuma venda no final do mês. Por isso, é importante saber quais indicadores avaliar na hora de considerar se a rede social está sendo um sucesso para a sua empresa.

Qual o objetivo das redes sociais da sua empresa? Gerar vendas, inscrições no site, receber mensagens inbox, incentivar o cadastro em testes grátis, fortalecer a marca? É fundamental definir muito bem esses indicadores ao traçar a estratégia de cada plataforma para conseguir utilizar as métricas a seu favor.

Pode parecer simples, mas acertar no planejamento de redes sociais da sua empresa envolve uma série de fatores. É preciso tempo, estudo e acompanhamento constante para garantir resultados satisfatórios!

Se você ainda tem dúvidas e precisa de uma ajuda na hora de traçar a estratégia digital do seu negócio, entre em contato com a gente.