branding

Se você não é da área da comunicação, provavelmente o termo branding não lhe soa familiar. O conceito de branding engloba todo o universo de uma marca e como ela é percebida pelas pessoas. Ele está relacionado à imagem, à identidade e ao posicionamento da empresa e é de grande importância para conseguir credibilidade para o seu negócio.

O branding envolve desde o logo até o tom de voz, o propósito, o posicionamento e toda a cara da marca. Pense em grandes empresas como Apple, Nike ou Coca-Cola, por exemplo, por que as pessoas cultivam tanta admiração por elas? Porque se identificam com a comunicação que é transmitida por essas empresas. E, mesmo que surjam outros concorrentes no mercado que ofereçam produtos ou soluções semelhantes, grandes marcas ganham preferência entre os consumidores graças ao seu posicionamento e à percepção que causam nas pessoas.

Como criar um bom branding?

Desenvolver uma marca forte vai muito além de criar um nome criativo, um logotipo moderno, um slogan que fica na lembrança dos consumidores e uma comunicação bonita. O branding está diretamente relacionado à identidade, aos valores, ao propósito e ao posicionamento da empresa. Não adianta comunicar uma imagem e, na sua essência, não praticar aquilo que prega.

Se você está criando uma marca ou pensa em reformular e reposicionar seu negócio no mercado de uma forma forte e estratégica, confira este passo a passo:

Identidade visual

Tanto o nome quanto o logo, as cores e o slogan devem ser desenvolvidos pensando em transmitir a essência da sua empresa. Depois da criação, é necessário ter um manual de marca para que toda a comunicação fique padronizada e os consumidores consigam reconhecer seus materiais.

Posicionamento

Criar uma percepção coletiva do que sua marca quer comunicar não é algo simples. É necessário desenvolver uma personalidade para ela. Como sua empresa vai se posicionar no mercado? Ela será acolhedora e oferecerá soluções para os problemas das pessoas? Ou será enxergada como especialista e uma referência no assunto?

Por isso é preciso alinhar o tom de voz, a linguagem e como a empresa se posicionará no mercado. Ter esses pontos bem definidos é essencial para gerar conteúdos relevantes para a sua audiência. A sua estratégia de conteúdo é crucial para criar uma boa percepção dos clientes sobre a sua empresa, por isso, é uma etapa que exige atenção. Escolha os canais em que vai posicionar a marca, como será o seu relacionamento com o público e como você está em relação à sua concorrência.

Relacionamento

Como você trata o seu público é essencial para criar uma boa percepção da sua marca. Tenha sempre o foco no seu cliente para criar uma boa estratégia de relacionamento. As marcas têm apostado muito em comunicação humanizada para criar laços com o público e fortalecer o branding. Alguns especialistas afirmam que os conceitos de B2C (business to consumer) e B2B (business to business) não existem mais e que agora vale o H2H (human to human), porque sempre estamos comunicando de pessoa para pessoa.

Storytelling

Contar a história da sua empresa e das pessoas que fazem parte dela é uma ótima estratégia para encantar o público. É muito mais fácil que as pessoas se conectem quando se identificam com alguma história, pois seu relacionamento passa a ter um significado.

Ao mostrar de uma maneira interessante como o seu negócio desenvolve as soluções para os seus clientes, é mais provável que eles se conectem de maneira emocional com a empresa. É importante sempre destacar a sua motivação, os obstáculos superados e a ação responsável por realizar aquele feito.

Geração de valor

Certamente você deve ter concorrentes de mercado, e o que o torna melhor ou especial em comparação a eles? Criar um fator de diferenciação é essencial para gerar valor para a sua marca. O branding deve explorar essas particularidades para exaltar a essência do negócio e conquistar a admiração do público.

Nós da ComTexto somos especialistas em branding e conseguimos auxiliar diversos clientes durante o processo de posicionamento ou reposicionamento de marca. Quer conhecer alguns de nossos cases de sucesso? Entre em contato conosco!