Seu corpo fala, e ele pode te entregar

Seu corpo fala, e ele pode te entregar.

Quem trabalha com comunicação sabe que é um perigo não dar atenção à postura, principalmente na hora de dar uma entrevista.

Não é fácil dar uma entrevista para a televisão. Nos tempos atuais, piorou, porque até as emissoras de rádio têm imagem transmitida pela internet, além dos portais e Tvs interativas. Por causa disso, os profissionais da ComTexto sempre orientam os executivos sobre o cuidado que devem ter com a postura. É também um capítulo importante do Media Training que promovemos para clientes.

Li em um livro da jornalista Aurea Regina de Sá (Backstage), que trata sobre Media Training, a sua experiência ao entrevistar um executivo para uma TV de internet, portanto de pequeno porte. O sujeito começou mal logo ao entrar no local, olhando ostensivamente de um lado para outro e, segundo ela, demonstrando “uma mistura de curiosidade e insatisfação”. Durante a entrevista, piorou: ficou o tempo inteiro com o braço no encosto da cadeira e o nariz levemente empinado. Em um dos intervalos, deu uma ordem para ela fazer determinada pergunta e, claro, ela não fez. Até porque não parecia pertinente.

Media Training - Seu corpo fala

O que ficou de lição?

Que o fulano é arrogante e antipático. O corpo dizia isso. E o que ele ganhou com essa postura? Com certeza, nada de positivo para sua imagem e nem para a da empresa que representava. Às vezes, o espectador nem presta atenção no assunto por antipatizar imediatamente com o entrevistado. E o recado não é dado. A comunicação não é feita.

Por outro lado, manter-se trêmulo, por causa do nervoso, gaguejar e mostrar excessiva subserviência também são posturas que não acrescentam. Pelo contrário. Portanto, é mais saudável trocar o porta-voz da empresa.

Dica: olhe sempre para o entrevistador e nunca para a câmera. Além de ser o correto, é possível que você consiga não se preocupar com ela, ficando com a sensação de que está em uma conversa informal e, assim, ficar bem mais à vontade. Ao longo dos seus 25 anos de existência, a ComTexto já realizou diversos Media Training, com a participação de profissionais com larga experiência na mídia.