O que é assessoria de imprensa e por que sua empresa precisa de uma?

A assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação corporativa que tem como objetivo principal a obtenção de mídia espontânea para a empresa. Em outras palavras, é a forma inteligente de fazer sua marca ser vista e lembrada pelo público de forma positiva, estratégica e com credibilidade. Mais do que uma ferramenta de fortalecimento de marca, ela é uma porta sempre aberta para o jornalista buscar respostas para assuntos de interesse da sociedade. Mas você sabe como esse serviço é realizado?

Em geral, ele é feito da seguinte forma: o assessor de imprensa entra em contato com o porta-voz da empresa ou realiza uma visita à companhia para levantar informações relevantes sobre o negócio. Em seguida, ele produz um release (texto jornalístico) ou uma sugestão de pauta , com indicação de fontes para emplacar uma possível entrevista, e encaminha um ou ambos os materiais aos veículos de comunicação, sejam eles emissoras de rádio e TV, jornais, revistas ou portais com alcance regional ou nacional. O objetivo é despertar o interesse do jornalista pela puta e muni-lo de informações qualificadas que o auxiliem na produção de matérias ou reportagens.

Contato direto com os jornalistas

A próxima etapa é a realização do follow-up, que consiste em fazer uma ligação para os jornalistas que receberam esses materiais para saber quais as chances de emplacarem a pauta ou até mesmo para verificar se eles precisam de algum outro dado que complemente a matéria. Após alguns dias, o assessor de imprensa realizará uma verdadeira varredura nos veículos de comunicação contatados, para avaliar o resultado do seu trabalho e descobrir se foram feitas menções à empresa nos veículos de comunicação. Esse serviço chama-se clipping, e é a partir dele que o assessor conseguirá realizar a próxima etapa: gerar o relatório de análise de mídia.

Relatórios de desempenho

Com este documento, o assessor de imprensa avalia os impactos positivos ou negativos das matérias publicadas, trazendo, inclusive, no relatório, dados de centimetragem, que mostram o quanto a empresa teria que desembolsar caso desejasse anunciar em um determinado veículo. É óbvio que há outras maneiras de mensurar esses resultados, como indicadores qualitativos, mas, como a centimetragem ainda faz os olhos dos clientes brilharem, essa ainda é uma forma de mostrar resultados palpáveis e quantitativos.

Ações de relacionamento com influencers

Uma outra atividade do trabalho de assessoria de imprensa é intermediar o diálogo entre a empresa e os influenciadores digitais, realizando ações de relacionamento que possibilitem à empresa conquistar stories espontâneos ou até mesmo pagos no perfil desses profissionais. A ideia neste caso é promover a marca também nas redes sociais, engajando um público mais segmentado e que tenha interesse nos produtos da empresa. Para a prática desse serviço, é comum as áreas de jornalismo e mídia social da agência de comunicação trabalharem em parceria.

Media training

Mas se você pensa que é só isso, está muitíssimo enganado. Todo este trabalho estratégico de planejamento e divulgação será em vão se os porta-vozes da organização não estiverem preparados para falar com os jornalistas. Por isso, uma outra função dentro da rotina atribulada do assessor de imprensa é orientar e treinar quem fala pelo negócio, alinhando o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Esse trabalho é chamado de media training. Para saber mais, leia nosso post sobre o tema no link: https://www.ctexto.com.br/media-training.

Gerenciamento de crise

Apesar de todos os esforços, nenhuma empresa está livre de enfrentar situações difíceis ao longo de sua trajetória. Por isso, uma outra função da assessoria de imprensa é o gerenciamento de crises. O ideal é que a organização se antecipe a elas, mas, no caso de ser pega de surpresa, o profissional da assessoria, com sua experiência, traçará a melhor estratégia comunicativa para que uma falha na produção ou na gestão, por exemplo, não se transforme em danos irreversíveis para a imagem e para a credibilidade da marca.

Site e redes sociais

E em um mundo cada vez mais digital, as assessorias de imprensa precisaram estender seus serviços também à internet. Por isso, os profissionais da área agora também atuam na produção de conteúdo para sites e redes sociais das organizações. Afinal, esses canais são fundamentais para a comunicação com a imprensa e também com o público que a organização quer engajar e fidelizar.

E aí, gostou do que leu? Quer conhecer mais sobre todos esses serviços, além de outras atividades da assessoria de imprensa, como a organização de eventos e coletivas para a imprensa? Então entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!